terça-feira, maio 08, 2007


Olá Amigos… Pois, eu sei que estou em falta…. Mas é a vida!

Hoje venho falar a minha nova “maluqueira”, já não é tão nova quanto isso, mas só agora é que a comecei a fazer, antes só a comia!!!

COMIDA JAPONESA – SUSHI

“ Peixe cru, que nojo….” Pensam vocês! Amigos!!!! não se trata de agarrar um peixe acabado de chegar da peixaria e come-lo à dentada!!

SUSHI é uma ARTE… é claro que ainda sou aprendiz num grau muito baixinho, as técnicas, as cores, os sabores… tudo tem razão de ser…..
Para quem ainda está a fazer cara feia a pensar no peixe cru, a solução é provar! A forma como o peixe é cortado, como é misturado com o arroz avinagrado, os legumes, tudo em conjunto, formam um sabor distinto e indescritível….

Andei a ler umas coisas (não, não estavam em japonês), ofereceram-me umas facas (sim, daquelas que cortam sem tocar), comprei umas algas (Nori – alga preta que envolve o arroz), um naco (para alguns) uma posta (para outros) de salmão e mais umas coisitas para dar cor (omelete, pepino, cenoura) e deixei a minha imaginação fluir… (podem ver na foto em cima). Normalmente o Sushi leva também WASABI, que é rábano verde extremamente picante, que se costuma por entre o peixe e o arroz, ou então pode ser servido à parte. Este ingrediente muito picante serve para “abrir” as papilas gustativas a fim de se poder saborear melhor o peixe.

Isto tudo sempre acompanhado de molho de soja e um par de pauzinhos!

É a loucura total…. É claro que existem muitas outras formas de ornamentar, de fazer, outros peixes, outras técnicas, mas acho que para começar não estou nada mal!!

Esqueçam que tem peixe cru, pois nem todo o Sushi é cru e quando tiverem oportunidade provem. Mas ATENÇÃO, nada de coisas congeladas, o princípio sagrado do SUSHI é a frescura do peixe.

PROVEM!!!!


* Foto:

Prato pequeno: SASHIMI - fatias de peixe cru com tiras de pepino
Prato da esquerda: NIGIRI de salmão e atum – arroz moldado à mão com uma fatia peixe por cima.
FUTOMAKI – rolo com nori, arroz ,salmão, omelete, pepino e wasabi.

Prato da Direita: FUTOMAKI (rolinhos grandes) – rolo com nori, arroz ,salmão, atum, camarão, omelete, pepino e wasabi.
TEMAKI (rolinhos de mão) – nori em cone, arroz, salmão, pepino.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não vejo a hora de provar dessas iguarias... quando e que convidas os amigos para uma festa , cada qual leva a sua especialidade e depois e só para a farra... eu levo o apetite para provar de tudo... hehehe...

Pela foto já estou com baba ate ao pescoço...ainda nunca provei disso mas não sou biqueiro....

Um Abraço
PM

terça-feira, 08 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pois, eu acho que já não tenho que esperar muito... posso considerar-me uma sortuda... ou não!...

terça-feira, 08 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

huummm
esta foto não me é estranha... realmente um post novo só poderia ser sobre este assunto! Eu acho que vou continuar com o cozido à portuguesa...
lol

:)
bjinhos

terça-feira, 08 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Clarinha por mais esta valência! És mesmo multifacetada, o que infelizmente é cada vez mais raro, nos dias que correm.
Quanto ao petisco... ADORO! Não me iniciei a gastronomia japonesa há muito tempo mas sou um adepta. bj de saudades.

quarta-feira, 09 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ah! Sushi, sashimi... adoro!! Quando me convidas para provar as tuas novas especialidades? hum... ok. podes começar por convidar os amigos mais próximos (alguém terá que servir de cobaia...) e depois convidas os de Lisboa!! Fico à espera... :)
Amigos da Clara, se alguém provar e cair para o lado, por favor avisem! Escusamos de cair todos... lol.
Beijinhos gds amiga
AQ

quarta-feira, 09 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu fui a grande cobaia de todas as experiências e devo dizer que ainda me encontro bem viva e com muita saúde...quanto à comidinha em si, é de chorar por mais! Aconselho a todos a experimentar! Clarinha, começa a cobrar os jantares...

quarta-feira, 09 maio, 2007  
Blogger Unknown said...

Cara amiga, já há muito tempo que me andavam a falar (pessoal viajado e tal) no sushi quando ainda era difícil encontrar um restaurante japonês em Portugal; eu pensei, hummmm… um dia quem sabe, talvez. Vai daí, à primeira oportunidade, lá fui eu armado em gente fina e com ar de entendido na matéria, mostrar às mulheres da minha vida (mulher e filhotas) como é que se comia o Sushi. Até pus aquela cara de “tio” à espera de um hipotético diálogo.
- Ó pai eu não gosto disto, está cru.
- Ouça lá, quer levar um estalo? Isso é do mais chique que há. Está houvir?

Bem, eu até poderia continuar o texto, mas lembrei-me do sabor e tenho que ir à casa de banho.

Sorry amiga! O sabor não me atraiu. As cores, bem, tu sabes que sou daltónico.

Portanto Sushi para mim…. Só se for mesmo cozido ou frito. Aliás para este verão aconselhava um sushizito frito com umas cervejolas. Ahhhhhhhh!!!!!!!!

Para pôr um bocado de justiça nisto, gostei dos gelados, particularmente do de feijão.

Beijinhos

Izidro

quinta-feira, 10 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ah...pois!!!
Eu é mais o belo do cozido à portuguesa...feijoada... e coisas assim...muito cozinhadas e sem estarem cruas :P
Isso não é para mim.... o q gostei e foi mais ou menos foi do arroz.
Bjs
Dani... a outra :)

segunda-feira, 14 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home