quinta-feira, março 15, 2007

A Lixivia já não é o que era.....


Amigos, mais uma crise de meia idade....

Desde criança me lembro, que mexer em lixívia era sinónimo de ter a roupa estragada.
Confesso que fui apanhada algumas vezes, de saia e camisinha com renda na gola (acreditem que é verdade!) e com um frasco de lixívia na mão!
Imaginem lá o que estava a tentar fazer…. Enfim! Fui sempre apanhada!

Mas voltando à lixívia…. É uma referência de criança, na lixívia não se podia mexer, por diversas razões, estragava roupa, queimava a pele, cheirava mal….
Era o tal produto perigoso que estava naquele armário que tinha uma chave e que a chave estava escondida na gaveta da cozinha debaixo dos panos de limpeza! E perguntam vocês como sei? É que tinha várias saias e camisas com gola de renda! Acho que entendem!
Quem nunca fez aquelas t-shirts com círculos de lixívia à anos 70?? Flower power!!!
Aquelas que ainda se vendem das feiras, naquelas barraquinhas do pessoal “rasta”!

Apesar de ser “dona de casa” há uns anos, nunca comprei lixívia, até porque sou alérgica ao cheiro, tenho comprado produtos similares mas com cheiro agradável!

Eis que “me caiu a moeda”, lixívia para roupas de cor! Meu Deus…. Ia morrendo!! Lixívia = branco, camisola azul+pingo de lixívia = camisola azul para o lixo…

Ainda me lembro, daqueles garrafões amarelos de 5 litros, que mal se podia abrir a tampa, dava logo vontade de chorar com aquele cheiro ardente…..

Enfim! Eu continuo na minha, lixívia que é lixívia é para queimar, seja as mãos, a roupa, os micróbios…. Agora lixívia para fazer “festinhas” na roupa, nos azulejos é que não!

Lá se foi mais um dos meus símbolos… em que eu acreditava que seria impossível tocar… já estou por tudo… já estou à espera, juro que estou, do dia em que o sabão azul se irá tornar-se em gel cor-de-rosa!

Desculpem o desabafo…. Mas existem coisas que me deixam perdida de raiva!!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não há lixívia que elimine ou queime a tua imaginação e a tua capacidade de nos surpreender nos textos!
Fantástico!

:)
bjinhos

quinta-feira, 15 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Epá, mas só agora é que descobriste que existe um produto que se chama lixívia para roupa de cor??? Até eu sabia! E não sou dona-de-casa nem costumo ir ao supermercado... mas costumo sujar-me... lol lol

Bjs
AQ

quinta-feira, 15 março, 2007  
Blogger joana said...

Eu tive um colapso no dia em que o meu Raider mudou para Twix!
beijinhos :)

sexta-feira, 16 março, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que na minha infância fui um bocadinho mais longe...despejava os garrafões de 5L de lixívia da minha mãe e da minha avó para depois terem de ir comprar outro e darem-me os 2 berlindes que vinham dentro de cada um :-)...Até já estou com medo do teu próximo post, lol!

domingo, 18 março, 2007  
Blogger PaZaX said...

isso fez me relembrar duma q me aconteceu em puto na altura em que se fazia o café da velha com borras no fim pegava no garrafão de agua para por as borras para baixo... um dia constipado e doente (digamos que esbugalhado) e então peguei no garrafão de aguardente por engano....acabei por criar sem querer o café de amizade que vim mais tarde a degustar no terreiro de Leiria...(isto para não falar no raspanete q levei do meu pai,por lhe estragar a bebida, mas isso e outra historia)

Um abraço.....
ps: este foi o meu primeiro comentário num blog... mas depois de ler os teu texto não pude passar sem deixar rastos.....

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

As Joaninhas já não são o que eram....

As Tuchas já não são o que eram....

As Línguas de Gato já não são o que eram...

O Nesquik já não é o que era...

Os lápis de grafite já não são o que eram...

A Rua Sésamo já não é o que era...

O "Iakari" já não é o que era....

Vidas...

segunda-feira, 30 julho, 2007  
Blogger paula fortuna said...

pois eu sou do tempo,em que se vendia lixivia avulso.não quero mentir,mas na mercearia do meu pai faziamos nuns depósitos em ceramica[penso eu]dez partes de agua para uma de hipóclorito de sódio.e já está a lixivia feita.penso que era assim

segunda-feira, 16 novembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home